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terça-feira, 30 de julho de 2019

Relato de fevereiro à junho – 2019.1 (Pibidiano: Marcio D. Silva)


Pibidiano: Marcio D. Silva
2º semestre de atividades no colégio Ana Cristina – relato de fevereiro à junho – 2019.1

Começo meu segundo semestre de atividades do PIBID (2019.1) no colégio Ana Cristina Prazeres Mata Pires, participando da Semana Pedagógica prevista para os dias 04, 05, 06, 07 e 08/02/2019. A semana pedagógica neste ano de 2019 teve o objetivo de fazer uma reflexão sobre quatro pilares: currículo, formação, acompanhamento e avaliação, como pode ser visto na imagem 1.  Pra mim foi muito interessante participar da Semana Pedagógica.
Imagem 1: Convite da Semana Pedagógica 2019.1

Estive na Semana Pedagógica nos dias 06 e 07. Nesses dois dias pude presenciar discussões interessantíssimas e por vezes calorosas sobre vários assuntos, tais como: faltas e utilização de atestado; compromisso dos professores; plano de curso; recuperação e prova paralela; situação financeira da escola.
No dia 12 fui para escola, pois estava previsto acontecer o AC de Geografia, o que não houve. Contudo pude me reunir com os colegas Rafael e Matheus e com isso dialogamos sobre uma das propostas a ser desenvolvida na UE que é a radio PIBID. Conversarmos sobre a programação da rádio e como poderia melhor ser executada. Aproveito aqui para parabenizar os colegas, pois foram bem eficientes no desenvolvimento e implantação da radio PIBID-Geografia, inclusive ouve neste mesmo dia uma “gravação teste”.
Dia 14 vários professores foram participar de da plenária da APLB, dessa forma as aulas do colégio foram até 10 horas. Mesmo assim pude ter acesso a uma das salas (turma do 1 A) e fiz um bate papo com os alunos. Expliquei a importância da ação do PIBID no colégio Ana Cristina Prazeres M. Pires e quais seriam os projetos a serem desenvolvido por mim no semestre.
Finalizando o mês de fevereiro no dia 21, apresentei uma atividade envolvendo música. Estavam também presente outras duas colegas do PIBID, Karol e Elane. Dessa vez a atividade consistia em análise da letra musical (História do Brasil de Edson Gomes) e imagens seguindo a sequência da música. Uma pratica didática que surtiu muito efeito, pois os alunos se envolveram de forma significativa. Eles corresponderam com muito entusiasmo e podemos dessa forma desenvolver um bom trabalho de leitura, interpretação e reflexão de algumas temáticas geográfica, como formação étnica do Brasil, trabalho e economia, entre outros. Essa atividade pode ser desenvolvida com alunos do fundamental II e ensino médio, o professor só precisa adequar para cada realidade. Nesse sentido o nível de leitura, interpretação e reflexão será diferente a depender do grau de escolaridade e compreensão de mundo dos alunos, cabe ao professor saber conduzir a atividade de acordo com as necessidades.
No dia 14 e 21/03/2019 acompanhei a aula do professor Edson, fiz observações e anotações sobre a pratica docente. Meu intuito era perceber quais os recurso, metodologia, dinâmica, interação, entre outros tantos aspectos, que possa identificar o desenvolvimento do professor em sala de aula. Apesar de estar atento a outros elementos da relação ensino/aprendizagem, neste momento o objetivo principal é a observação da pratica docente para com isso pensar em possibilidades de ensino que possa superar eventuais problemas.
Por fim, explicitei sobre a proposta de desenvolver um grupo de estudo para trabalhar com a temática: Educação Ambiental (práticas de preservação e utilização do solo). A ideia aqui é desenvolver o item 7 do programa (Entender a Natureza, cultivando a vida).
Dia 28/03/2019, desenvolvi uma atividade utilizando a linguagem musical a partir das observações feitas e nas ocorrências da semana anterior. Além da leitura e interpretação de uma letra musical do grupo Racionais, passei alguns documentários e por fim mediei uma discussão com base nos diversos aspectos abordado com a realidade do próprio bairro. O resultado foi uma boa discussão sobre a importância do Rap para apreensão dos diversos problemas sociais como: uso de drogas, violências e criminalidade, respeito ao professor, Rap e educação, trabalho e dignidade, entre outros. Alguns desses temas fizeram parte das reuniões do PIBID
Mês de abril
Fechando as atividades com música nesse semestre de 2019.1, trabalhei no dia 04/04/2019 com um clip da banda “O Rappa” ao qual traz em evidencia as contradições de moradia e trabalho do espaço urbano no Brasil. Foi possível ampliam a percepção para outras problemáticas como, o que leva um indivíduo a virar um criminoso como um traficante ou um político corrupto. Mais uma vez houve boa participação dos alunos, opinando, contribuindo e aprendendo a desenvolver reflexões a partir das múltiplas linguagem, sendo a música um grande agente transformador. Por fim fiz mais uma vez a divulgação do grupo de estudo “PIBID EDUCAÇAO AMBIENTAL.
Dia 12/04/2019
Organização do grupo de estudo PIBID EDUCAÇAO AMBIENTAL, no turno matutino. A tarde teve início as atividades do grupo dentro do horário proposto para o seu desenvolvimento. Fiz uma explicação sobre os objetivos do projeto e como serão desenvolvidas as atividades. Fiz a exibição de um anime que aborda a questões relacionadas ao o modo de vida moderno e a produção do lixo urbano, os diferentes tipos de lixo, reciclagem e coleta seletiva, descarte correto do lixo e noções sobre lixão e aterro sanitário.
Este primeiro encontro foi muito importante para identificar quais eram as reais intenções dos alunos que estavam ali presente. Todos afirmaram que seria pela nota, já que o professor Edson avisou que a participação no projeto teria um peso significativo nas notas. Gostei da sinceridade deles, vi que cabia a mim buscar meios para transformar essa realidade. Em outras palavras, percebi o desafio pedagógico que teria pela frente e isso é o que move a pratica docente. Seria uma ótima oportunidade para criar e desenvolver metodologias e práticas de acordo com as necessidades. Algo totalmente diferente das discursões padrões que vemos por exemplo na disciplina de Estagio I.
Dia 25/04/2019
No segundo encontro fiz a exibição do documentário “Lixo extraordinário”, afim de evidencia a realidade de pessoas que sobrevivem através da reciclagem de diversos materiais. Este documentário é muito importante para nós recebermos que existem pessoas invisíveis pela sociedade em ambiente de trabalho inóspito e avesso a saúde humana, convivendo com ratos, urubus, mal cheiro, diversos riscos de se contaminarem. Contudo essas pessoas possuem papel importante dentro do contexto social da produção e descarte do lixo urbano, pois a partir da reciclagem ela diminuem a quantidade de materiais que levariam centenas de anos para serem degradado.
O documentário é desenvolvido em Jardim Gramacho, onde está localizado o aterro de Gramacho, que foi o maior da América Latina. O objetivo é levar os alunos a perceber que nem tudo que é jogado no lixo é lixo, pois podem ser reciclado e principalmente que a reciclagem é um processo no qual garante a sobrevivência de muitas pessoas, além de ser um meio para a diminuição e reutilização de muitos materiais que seriam descartado no meio ambiente.
No dia 09/05/2019, aconteceu o terceiro encontro do projeto PIBID Educação Ambiental. Quanto as atividades desenvolvidas fiz uma discussão sobre o tema da pesquisa proposta pra casa sobre o principio dos “TREIS R” a ideia era entender o seus significado e correlacionar com a realidade dos alunos através de exemplos dado por eles mesmos. Outra atividade foi relacionada aos lixões, aterro sanitário, coleta seletiva e reciclagem. Desenvolvida em grupo consistiu em leitura, interpretação e discussão a partir de um pequeno texto proposto. Por fim fiz uma amostra de rochas em vários estágios de intemperismo e solos de diferentes cores.
Dia 16/05/2019, hoje no Colégio Ana Cristina, estive presente na sala de aula no horário regular acompanhando as aulas do professor Edson. Esse momento é oportuno, pois faço observações e a partir daí penso em possibilidades para interferi na construção das aulas seguinte. Além de perceber problemas que estão presente com muita frequência nas aulas de Geografia como, por exemplo, a falta de interesse dos alunos (muitos conversam, alguns brincam e outros até mesmo dormem no momento da aula), o barulho das outras salas atrapalha muito, alguns fatores negativos para o desenvolvimento de um bom trabalho.
No quarto encontro do projeto PIBID Educação Ambiental, apesar de não ter desenvolvido a atividade de confecção dos recipientes e do plantio das sementes, como programado, foi importante o encontro. Abordei questões sobre o sistema Terra e direcionei para o uso dos solos. Evidenciei a importância do solo para a manutenção da vida no planeta Terra e assim os alunos que estavam presente ficaram maravilhados em perceber a importância dos solos.
implantação da radio PIBID-Geografia
No encontro de hoje 23/05/2019, fizemos o plantio de algumas sementes. Na verdade neste momento o objetivo era fazer a culminância dos assuntos trabalhados, com o primeiro passo da pratica de plantio. Resumindo: utilizamos garrafas pet, que entra na lógica do princípios dos três “R”, Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Então ao utilizar uma garrafa pet, estamos diminuindo os impactos negativos ao meio ambiente, com isso estamos reduzindo a quantidade de material no solo, reciclando o plástico que seria lixo e levaria muito tempo para ser degradado e reutilizando um material, que terá uma nova finalidade que não a poluição do solo. Com isso fizemos plantio de algumas sementes dando novos usos a estes materiais, como visto nas imagens abaixo (em cima alunos do colégio Ana Cristina e em baixo sementes e recipientes para o plantio).
Imagem 2: projeto Educação Ambiental

A Expor-PIBID do Colégio Estadual Ana Cristina ocorreu no dia 12/06/2019. Estavam presente alunos, professores e demais funcionários da escola, uma convidada e nós os Pibidianos. Na programação houve um recital de poesia (protagonizado por um aluno), a fala da convidada Vitoria (ex-aluna da escola, Pibidiana de Geografia pela UNEB de Serrinha), apresentação do projeto do professor Edson, apresentação do trabalho de cada Pibidiano. Contamos com a presença da coordenadora Noeli.
Participei no segundo dia 19/06/2019, da Expor-PIBID UFBA, que aconteceu no instituto do Geociência. O evento durante o período em que estive presente contou com a participação de poucas pessoas. Apesar do esforço e trabalho da equipe (Pibidianos de Geografia), achei precoce o evento na data proposta. Além disso os alunos que fazem participam do projeto (PIBID) nas escola poderiam ter participado, mais pouco foi feito para que isso acontecesse. Queria ter levado os alunos participantes do projeto PIBID Educação Ambiental, para desenvolver uma atividade na Expor-PIBID, mais por questões burocráticas e política da Universidade assim como, acredito eu, falta de pressão do mais competentes, não foi disponibilizado nenhum meio de transporte.
As datas não especificadas aqui foram dias em que não tiveram aula por diversos motivos, fechamento da escola, feriado, entre outros.

domingo, 9 de junho de 2019

Relato dos PIBIDIANOS de 03 a 07 de Junho de 2019

Matheus Sousa Ribeiro

            Com o script em mãos, as meninas iriam dar o pontapé inicial quanto a primeira filiação exposta com a rádio, seja como radialista mas como também publicitária da rádio. Bem, mas, por imprevistos, uma das duas ficou doente, e a outra não pôde ir a escola. Portanto, isso fez com que os planos mudassem, e, logo, eu faça mesmo a gravação com a minha voz em reunião particular com o Ricardo e conversa com Edson para pôr em execução na terça-feira (12).

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Relato dos PIBIDIANOS de 27 a 31 de Maio de 2019

Yure Mota Nunes dos Santos


A semana em questão foi muito recompensadora, finalmente começamos de fato a orientação para a realização dos cartazes, eu e mais duas colegas que trabalhamos no mesmo dia na escola dividimos seis temas entre nós, cada um ficando responsável por orientar 2  temas (2 grupos de alunos). Eu fiquei responsável por orientar os grupos dos temas: Industria e as relações de trabalho e Cartografia da industria. Nesse sentido tive a ideia de levar algumas charges para os alunos do primeiro grupo e alguns mapas de distribuição para o segundo. 
Com o material que eu levei e com a pesquisa dos alunos nós conseguimos correlacionar os dois materiais e discutir um pouco sobre o tema. Combinamos como seria mais ou menos estruturado o cartaz e como poderíamos fazer o mesmo. A confecção do cartaz ficou agendada para o dia 03/06/2019. 



Matheus Sousas Ribeiro

Essa semana teve o papel crucial de (re)articular o espaço da rádio. Com a inclusão das novas meninas fora efetuado o script da rádio, o que passou por aprovação de todos(as), contando com o encaminhamento das atividades tiradas por todos(as) e, assim, concretizar a gravação. De forma a não gravar imediatamente, e ter tempo para fazer ajustes mínimos, as meninas sugeriram gravar na próxima semana, tendo em vista que teriam mais familiaridade com o script.

Relato dos PIBIDIANOS de 20 a 24 de Maio de 2019


Matheus Sousa Ribeiro

Essa semana fora marcada por uma apresentação emocionante dos alunos do Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires através de encenações, curta-metragem, apresentações sobre mitologias e temática que envolviam questões preponderantes ao movimento de resistência do povo negro e das mulheres. No final das atividades, as alunas se deslocaram junto aos pibidianos – especificamente eu e Ricardo – para estruturam a rádio e separar temáticas. A priori, o projeto era voltado para o desenvolvimento de atividades que se articulassem com o conteúdo do Edson, entretanto, as alunas sugeriram discutir assuntos imediatos apreendidos no diagnóstico sobreo Estudo do Meio, como por exemplo, questões referentes ao Bullying Escolar. Diante disso, para materializar a rádio, as atividades foram divididas para garantir a finalização do programa na semana que vem, e a apresentação nas próximas duas semanas.







Yure Mota Nunes dos Santos

O aluno não compareceu a escola por questões de saúde, tendo sido entregue nesse caso um comprovante de consulta médica ao coordenador do PIBID-Geografia e ao supervisor da escola e também um atestado de comparecimento ao supervisor da escola. 












Relato dos PIBIDIANOS de 13 a 17 de Maio de 2019

Yure Mota Nunes dos Santos

Nessa semana específica foram realizadas as avaliações parciais dos alunos (semana de provas) e dessa maneira por não haver de fato nada além da aplicação das provas o nosso supervisor acabou por liberar os pibidianos da ida na escola. Ficando cada um responsável por adiantar outras questões pertinentes ao PIBID. 

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Relato dos PIBIDIANOS (06 à 10 de maio de 2019)


Yure Mota Nunes dos Santos 

O pibidiano em questão não pôde comparecer a escola por ser convocado pela coordenação geral do PIBID para uma reunião conjunta entre PIBID e residência pedagógica. 



segunda-feira, 6 de maio de 2019

Relato dos PIBIDIANOS (29 de abril a 03 de maio)

Yure Mota Nunes dos Santos

Na semana em específico podemos acompanhar a aula da turma do terceiro ano e da prosseguimento com o conteúdo programado. Começamos a discutir um pouco sobre o trabalho de produção de um cartaz com alguns temáticas que remetam a indústria de alguma maneira, temas do tipo: 
1- A mulher em meio a industria 
2 - A industria e as relações de trabalho 
3- A agroindústria 
4- Cartografia da industria 

entre outros temas, os alunos ficaram de pesquisar sobre o tema como atividade para casa. 

Matheus Sousa Ribeiro

          Diante de todas as adversidades das últimas semanas, tivemos um saldo positivo: a tão esperada estreia da Rádio PIBID-Geografia no Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires. Apesar do atraso, a avaliação, após o intervalo, entre o supervisor, eu e Ricardo foi positivo feito algumas ponderações, as quais citarei mais adiante. Pela manhã, as 8h30 iniciamos a testar a caixa de som, a primeira dificuldade era compreender os “macetes” do instrumento, no qual a maneira que o cabo era acoplado resultava em problemas sonoros na fala de fundo, seja da locução como da música. Contudo, depois de contornado a situação, pontualmente as 10h, iniciamos a programação.
            Duas pontuações sobre a paisagem escolar precisam ser ditas: I. no que tange ao visual, o ambiente ficou menos disperso, sem correrias nos pátios, os(as) estudantes concentraram suas atenções para o “novo” cenário que se desenhava no pátio escolar; isso se materializa na iniciativa dos(as) estudantes em chegarem próxima as caixas e nos questionarem sobre o que seria, se haveria toda a semana. Antes de encerrar o intervalo, três minutos antes, encerramos nossa programação, o programa fora sido transmitido integralmente; II. sobre o auditivo, a paisagem ficou com baixos gritos nos corredores, o que não é de costume devido a correria, as conversas.
            Na avaliação foram considerados pontos positivos como interesse de participação na rádio por três alunas do primeiro ano, excelente receptividade de todo o corpo da Unidade Escolar – inclusive contando com sugestões no funcionamento da rádio, as quais foram anotadas para serem futuramente implementadas. A participação das alunas, inclusive na divulgação e locução da Rádio (como se propuseram), fará com que a Rádio ganhe um novo contorno, tanto pela autonomia dos(as) estudantes em organizá-la e sentir-se parte do projeto, tal como em utilizar uma linguagem semelhante ao da comunidade escolar por estarem no dia à dia, se aproximando mais dos(as) alunos(as) e tornando a Rádio cada vez mais atrativa.
Por outro lado, pontos precisam ser ajustados como a potência do som – o que já fora solucionado no mesmo dia no final do intervalo. Junto a Ricardo, testamos acoplar duas caixas de som, uma principal e a auxiliar, sendo que a última não funcionou durante o intervalo, mas após ajustes funcionou após a apresentação da rádio, e será utilizado em programas futuros. Também a necessidade em criar espaços dinâmicos, o som de fundo na edição ficou alto – mas não comprometeu a locução em nenhuma hipótese –, e a projeção não funcionou pois o mesmo não reconheceu o arquivo.