terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Relato dos Pibidianos - Semana Pedagógica (04 à 07 de fevereiro de 2019)

Rafael Drumond Afonso de Paula (05/02/19)

 A semana pedagógica é um evento aonde o núcleo gestor da escola junto com os professores discutem os assuntos pertinentes as atividades escolares, como calendário.. métodos avaliativos, mudanças e aperfeiçoamentos em geral. Inicialmente o professor Edson Freitas (supervisor do pibid) apresentou o PIBID os projetos de cada bolsista, as intenções, o que já foi realizado, o que esta em andamento para esse ano, os impactos causados no espaço escolar com a inserção do PIBID e projetos associados. Foi colocada em pauta também a idéia da criação de um grupo de pesquisa científica interdisciplinar, que ficou para ser maturada nas próximas reuniões.
 O segundo tópico abordou mudanças no método avaliativo da escola, a organização e a substituição da prova global no ensino médio pelo simulado bem como a articulação de um aulão visando auxiliar os alunos na resolução da prova do ENEM.
 No terceiro foi discutido como aplicar as reformas do Ensino Médio na escola, plano que entrará em vigor em 2020. Foram colocados desafios e possíveis soluções para realizar essa mudança.





Yure Mota Nunes dos Santos 

Esse ano para nós do Ana Cristina já começou a todo vapor. Apesar do ano letivo de fato ainda não ter começado para os alunos, todo o corpo docente e gestor da unidade se reúne para a jornada pedagógica. A Jornada pedagógica é um momento de planejamento do ano letivo, onde o orçamento anual da escola é passado e são discutidos os possíveis projetos a serem realizados, além de questões de calendário estritamente falando.
Tive a oportunidade de participar ativamente de dois dias da jornada pedagógica do Ana Cristina, e foi de fato muito interessante e enriquecedor; durante todo o meu tempo de estudante do ensino básico, não tinha a mera noção do quanto existe todo um planejamento e todo um cuidado por parte do corpo integrador de uma unidade escolar para que de fato os eventos e projetos aconteçam e para que os prazos estipulados por órgãos governamentais também seja cumprido.
Nesses dois dias muitas pautas foram levantadas e discutidas, algumas dessas já programas pela direção e outras que iam surgindo no decorrer da jornada, muitos projetos foram sugeridos também. A seguir apontarei algumas pautas e projetos e os comentarei.
- Clube de Ciências Interdisciplinar: Esse foi um projeto sugerido por nosso supervisor Edson Freitas, e consistiria numa tentativa de alinhar um pouco do conhecimento científico universitário com o as produções no ensino básico e com a comunidade escolar de uma maneira geral. O tom da interdisciplinaridade contemplaria a todos e faria com que os alunos pudessem analisar determinada coisas através de diferentes prismas.
- Avaliação no estilo simulado para o ENEM: Essa foi uma questão levantada principalmente pela direção do colégio, existe de fato a necessidade que as escolas se adaptem a realidade dos vestibulares e exames de admissão (visto que não vivemos em uma bolha) e nesse sentido, ficou acordado que no ensino médio serão realizados simulados que de alguma forma treine o aluno para a futura realização do ENEM.
- Distribuição de alunos por turma e carga horário dos professores: Nesse ponto a direção da escola mostrou como é feita a alocação dos alunos nas turmas e foi mostrado também o cronograma de horários feito por parte da direção com a distribuição hora/aula de todos os professores. Essa distribuição de horários é mutável e durante a própria reunião foram feitas algumas alterações.
É interessante salientar que durante toda a reunião a questão financeira da escola era ressaltada, e essa, servia como entrave para que muitas propostas por parte dos professores fossem negadas ou deixadas em segundo plano, já que, por falta de verbas, acaba-se priorizando algumas coisas em decorrência de outras.
Outro ponto interessante é que o novo ensino médio já está de alguma maneira sendo implantado no Ana Cristina Prazeres Mata Pires. Para que não seja algo feito de uma hora para a outra, a escola vai utilizar do tempo total de implantação para ir fazendo as alterações aos poucos (pensando numa adaptação do profissional e dos alunos). Nesse ano letivo de 2019 as atividades complementares dos professores já vão ser realizadas por áreas do conhecimento (bem como o simulado) e essa separação por áreas do conhecimento cada vez mais vai ser acentuada com o passar dos anos até que seja totalmente implantado o novo ensino médio.  




Matheus Sousa Ribeiro

A semana pedagógica é um evento o qual tem como importância ter as bases do planejamento escolar, afunilando os horizontes as quais a comunidade escolar almeja, definindo suas metas diante das relações sociais corporificadas. Neste momento, o projeto pedagógico busca enfrentar os desafios sócio-espaciais que condicionam o ambiente escolar - e por este, sendo também agente condicionador - dentro do modo de produção capitalista, mesmo que com limites, em ser o elo impulsionador das individualidades dos(as) alunos(as) - não confundir individualidades e individualismo - nas singularidades em Alto de Coutos.
A cidadania é um bem garantido via constitucionalidade desde o nascimento, mas a concretude aos operários(as), empregados(as) ou desempregados(as), se desvela nas contradições das institucionalidade burguesa  no urbano e no rural. Diante da nossa realidade no urbano, é perceptível, em certos momentos, na semana pedagógica, a reprodução de uma transferência da responsabilidade estatal ao professor - em seus documentos, oficinas verticalizadas pela esfera estatal às escolas, e em discursos de figuras representantes do Estado - em "superar os desafios" no sentido romantizado, em que a educação salvará a humanidade das contradições capitalistas, impedindo os(as) filhos(as) dos(as) trabalhadores(as), destituído de recursos econômicos, de migrarem as condições de trabalhos mais degradantes economicamente e socialmente.
Sendo assim, a Secretária da Educação do Estado da Bahia desenvolve quatro pilares na discussão da semana pedagógica: currículo, formação, acompanhamento e avaliação. Posso descrever as atividades desenvolvidas em três dos quatro dias, abaixo:
1) No primeiro dia (04 de fevereiro de 2019) fora discutido o currículo e apresentado a quantidade de alunos matriculados. O Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires é considerada de grande porte, hoje, com 745 alunos(as) matriculados(as), sendo a distribuição: 09 classes no matutino [314 alunos(as)]; 10 classes no vespertino [261 alunos(as)]; e, 04 classes no noturno (170 alunos). Além disso, uma ambientação do corpo docente atual, já que houve o acolhimento a novos(as) professores(as) de outras unidades escolares à nossa. E, fora discutida modelos pedagógicos alternativos passíveis de aplicação na realidade escolar, de forma a romper a hegemonia das avaliações pelas "provas" ou "testes", as quais não provam nem testam - inclusive, uma narrativa de caráter burguês em preparação do ambiente escolar ao mundo do trabalho, o "provar/testar" da eficiência individual nas competências exigidas - o conhecimento do alunado, por gincanas diluídas no trimestre, aulas de campo, etc [necessariamente, as discussões subjetivas não representam uma objetividade daquelas].



2) No segundo dia (05 de fevereiro de 2019), iniciamos as atividades com a apresentação do Edson aos demais professores, na jornada pedagógica, sobre a atuação do PIBID, no sentido de transparecer e reforçar a aproximação de outros subprojetos do PIBID/UFBA à escola, em novos entrelaçamentos da respectiva Unidade Escolar e PIBID/UFBA - cabe destacar que a prof. de Biologia, Rose Paloma, fora a primeira docente da Escola a trazer pibidianos para a Unidade Escolar em anos anteriores. O sustentáculo da apresentação daquele fora a apresentação também de como sucedera o processo de seleção do PIBID, andamento das atividades, eixos temáticos trabalhos, perspectivas futuras e disponibilidade/abertura para parcerias com outros ramos da Ciência. Retomando as discussões do dia anterior, o corpo docente definiu a importância na formulação de simulados/"vestibulinhos" objetivando uma preparação a provas seletivas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Entretanto, ressalta-se que a realidade escolar exige uma readaptação da quantidade de questões a serem desenvolvidas por dia nos simulados. Ao invés de 45 questões por área de conhecimento, serão exigidas 20 questões, e, assim como o ENEM, as provas serão divididas em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (20 questões); Ciências Humanas e Suas Tecnologias (20 questões); Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (20 questões); e, Matemática e Suas Tecnologias (20 questões).
3) No último dia (07 de fevereiro de 2019), fora discutido e deliberado, de forma coletiva, a construção do calendário escolar em suas respectivas atividades pré-estabelecidas como metas da Unidade Escolar (calendário de provas, gincanas, recessos, etc.). Contou com a participação de profissionais do Posto de Saúde, especificamente enfermeira, fisioterapeuta e dentista para o encaminhamento de atividades relacionados a área da saúde e que englobam o cotidiano da realidade sócio-espacial (gravidez na adolescências, doenças sexualmente transmissíveis, etc.).
A participação fora imprescindível para a formação acadêmica e profissional, tendo em vista a união do corpo docente com críticas construtivas e balanços abertos com os(as) demais profissionais, e as divergências com ênfase ao processo avaliativo, e esforço coletivo de superar os limites enfrentados.

Ana Carolina Silva de Oliveira

Esta semana aconteceu a jornada pedagógica no colégio, um evento direcionado à planejar o ano letivo escolar, os projetos, cronograma, estabelecer calendário e orientar o corpo docente nas bases de seu planejamento de aula, projetos, diretrizes das avaliações e acompanhamentos em geral, deixando também a par a situação financeira do colégio. Houveram a tomada de decisões sobre o calendário escolar, as datas dos períodos e recessos de feriados, projetos, provas e conselho de classe, entre outros.
Houve também discussão sobre a obrigatoriedade da participação de todos os professores em certos projetos do colégio, como na gincana que acontece todo ano, motivando a diretora Fernanda a falar sobre a importância da unidade do corpo pedagógico. Houve a participação também de profissionais do posto de saúde local, que fica bem próximo a unidade escolar, para organizar o calendário de uma ação de saúde que acontecerá no colégio, com atividades que embarcam temas como gravidez na adolescência, ISTs, alimentação e saúde, saúde ocular... Muito importante participar desses momentos e poder experimentar essa construção da estrutura escolar anual.


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