quarta-feira, 13 de março de 2019

Relato do Pibidiano Marcio Divino (Fevereiro 06 a 21)


Começo meu segundo semestre de atividades do PIBID (2019.1) no colégio Ana Cristina Prazeres Mata Pires, participando da Semana Pedagógica prevista para os dias 04, 05, 06, 07 e 08/02/2019. A semana pedagógica tem por objetivo principal neste ano de 2019, fazer uma reflexão sobre quatro pilares: currículo, formação, acompanhamento e avaliação. 
Estive na Semana Pedagógica nos dias 06 e 07. Nesses dois dias pude presenciar discussões interessantíssimas e por vezes calorosas sobre vários assuntos, tais como: faltas e utilização de atestado; compromisso dos professores; plano de curso; recuperação e prova paralela; situação financeira da escola.
Foi apresentando o cronograma anual disponibilizado pela Secretaria de Educação: inicio das aulas 11/02/2019, Carnaval 28/02/ à 06/03/2019, Semana Santa 18 à 21/04/2019, São João 20/06/2019, Transformaê 20/09/2019 e Termino 16/12/2019. Paralelo ao cronograma da secretaria foi definido um cronograma de atividades a serem realizada ao longo do ano como: bailinho de carnaval 26/02/2019 em todos os turnos; Projeto trem do subúrbio (dez estações do saberes) e a Gincana. Além disso, houve a presença de uma equipe de saúde com Ações do projeto (PSE) propondo desenvolver atividade sobre vários temas tais como 14/03/2019 “Aedes aegypti”, 13/06/2019 alimentação saudável e praticas corporal, entre outros.
Nestes dois dias tive a oportunidade de perceber como se desenvolve a organização anual de uma UE. Guardo como aprendizado informações que me possibilitaram entender melhor como funciona o pilar pedagógico do Ana Cristina e as relações entre o corpo docente. Sobre os professores pude perceber como cada um se posiciona frente a construção pedagógica da UE.
No dia 12 fui para escola, pois estava previsto acontecer o AC de Geografia, o que não houve. Contudo pude me reunir com os colegas Rafael e Matheus e com isso dialogamos sobre uma das propostas a ser desenvolvida na UE que é a radio PIBID. Conversarmos sobre a programação da radia e como poderia melhor ser executada. Aproveito aqui para parabenizar os colegas, pois foram bem eficientes no desenvolvimento da implantação da radio PIBID-Geografia, inclusive ouve neste mesmo dia uma “gravação teste”.
Dia 14 vários professores foram participar de da plenária da APLB, dessa forma as aulas do colégio foram até 10 horas. Mesmo assim pude ter acesso a uma das salas (turma do 1 A) e fiz um bate papo com os alunos. Expliquei a importância da ação do PIBID no colégio Ana Cristina Prazeres M. Pires e quais seriam os projetos a serem desenvolvido por mim no semestre.
Finalizando o mês de fevereiro estive na escola no dia 21. Estava presente o professor Edson e as colegas Karol e Elane. Fiz uma apresentação envolvendo letra musical e imagens, como possibilidade de analise e reflexão geográfica. E explicitei sobre a proposta de desenvolver um grupo de estudo para trabalhar com a temática: Educação ambiental e praticas de preservação e utilização do solo. A ideia aqui é desenvolver o item 7 do  programa (Entender a Natureza, cultivando a vida).

0 comentários:

Postar um comentário