Matheus Sousa Ribeiro
Não pude comparecer a escola por problemas pessoais justificados via e-mail à Coordenadora do Subprojeto de Geografia do PIBID-UFBA.
Ana Carolina Silva de Oliveira
A atividade da semana foi na Oficina "Ciência na Escola e IDEB: que relação é essa?" no Instituto Anísio Teixeira - IAT, onde apresentaram-se diversos jovens que tiveram sucesso pelo ciência na escola, a exemplo da colega Bruna Palmeira, que ingressou nesse semestre em geografia na UFBA e juntamente com seu grupo do colégio estadual que estudou, montou o projeto "As nascentes do Rio das Mulheres: cuidar para não morrer", que visa a revitalização das nascentes do Rio das Mulheres, localizado no município de Poções, entre outras historias de estudantes da rede pública que construíram diversos projetos interessantes ou tiveram suas trajetórias de vida mudadas pelo Ciência na Escola. Aconteceu a palestra da profª Drª. Sueli Angelo Furlan, da USP, com titulo "Ciência na Escola e IDEB: que relação é essa?", que intitulou também o evento, doutora em geografia, ela explanou diversos dados acerca do incentivo à produção cientifica aos jovens e informações relacionados à educação e sociedade.
Foto: Apresentação de um grupo sobre a violência contra a mulher, na forma de música.
Yure Mota Nunes dos Santos
Nessa semana ao invés de irmos normalmente para a escola, acabamos participando da oficina " Ciência na Escola e IDEB: que relação é essa?" na realidade esse evento ocorreu durante três dias, sendo-os: Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-Feira. Eu só pude comparecer na segunda-feira (dia de abertura do evento) e de fato o evento foi bastante interessante. O primeiro dia de evento foi dividido em dois momentos, um que ocorreu antes do almoço e o segundo após o almoço. No primeiro momento foi passada uma espécie de programação do evento e começou um pouco da exposição dos palestrantes mostrando o como algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar os alunos na interpretação de alguns conteúdos. Já no período da tarde, os trabalhos foram focados no sentido de mostrar o quanto é importante instigar os alunos a iniciação científica e como esses jovens podem contribuir para o cenário científico nacional/mundial. Em meio ao evento estava ocorrendo a exposição de vários projetos desenvolvidos ao longo do ano de 2018, os professores ali presentes tinham o dever de analisar e escolher o melhor projeto dentre aqueles apresentados.
Foto: Os alunos que estavam apresentando seus trabalhos na exposição externa.
Geovana Tito
Essa semana as atividades
foram atípicas, fomos para um evento realizado pela secretaria de educação onde
o assunto debatido foi o projeto ciência na escola, ocorrendo uma culminância
dos projetos do ano passado (2018) bem como mesas para debates de assuntos como
BNCC, currículo lattes, oficinas PCE e IDEB, a importância da iniciação
cientifica ainda no ensino básico e como a inserção desses jovens de escolas públicas
podem ser alterados pôr a iniciativa no projeto.
Elane de Almeida Santos
Nessa semana
estive presente na oficina sobre " Ciência na Escola e IDEB: que relação é
essa?’’. O evento ocorreu no Instituto Anísio Teixeira. Houve exposição de alguns
banners no lado de fora do auditório, esses que traziam conteúdos que foram desenvolvidos
pelos estudantes juntamente com o auxílio de algum professor da disciplina. O
evento foi bem estimulante e construtivo. Foi possível ter uma experiência
nova, e também, conhecer mais sobre a organização e funcionamento do programa.
0 comentários:
Postar um comentário