sexta-feira, 12 de abril de 2019

Relato dos PIBIDIANOS de 08 a 12 de Abril de 2019

Yure Mota Nunes dos Santos 

Nessa presente semana conseguimos avançar bastante em relação ao conteúdo do 3°A. Falamos um pouco sobre a interação regional tendo em vista a economia e o histórico econômico de cada região brasileira. Os alunos se mostraram bastante entusiasmados com a aula ministrada pelo professor Edson Freitas e eu também pude realizar várias interferências durante a aula; sempre tentando agregar algum conteúdo. Já que estamos falando de uma turma de 3° ano do ensino médio, é preciso que de fato se tenha uma atenção maio ao conteúdo ministrado, visto que esses alunos estarão realizando o Enem no final do ano. 
No oitavo ano também conseguimos avançar um pouco no conteúdo programático, falamos um pouco sobre a população brasileira, seu histórico e sua perspectiva de futuro, é interessante notar que no 8°B a aula já segue de forma mais vagarosa, tendo em vista que os alunos apresentam frequentemente episódios de indisciplina. Ficamos de na próxima semana construir uma pirâmide etária com os alunos, a fim de fixar melhor o conteúdo trabalhado na unidade. 


Geovana Tito

Nas aulas dessa semana nosso papel foi como ouvinte ocorrendo algumas intervenções por parte do bolsista Yure Nunes na aula do terceiro ano como maneira de complementar o assunto. O terceiro ano ainda está trabalhando com a temática de industrialização e buscamos sempre trazer exemplos na própria cidade de Salvador como maneira deles conseguirem fazer associação com a sua realidade, já os meninos do oitavo ano estão vendo como se dá a construção de uma pirâmide demográfica visto que na aula da próxima semana eles irão realizar um trabalho de construção de uma pirâmide em 3D.

Elane de Almeida


A merenda foi regularizada na escola. Neste dia mantivemos contato com a professora Alice, que é articuladora da escola. Ela quis conversar com a gente, eu e Jocimara, para saber a respeito de como seria a expopibid (já que o evento nunca foi realizado na escola), e também, trazer as datas que seriam mais viáveis a realização desse evento. Ela também nos informou sobre uma festa do ‘’Nordeste’’, que também será realizada em Junho, nos explicou de qual forma funciona e nos solicitou contribuição na mesma. Por fim, tivemos aula com os estudantes do 2º B, onde foi aplicada uma dinâmica sobre o funcionamento de uma fábrica no sistema capitalista, buscando analisar de qual forma são distribuídos os lucros, custos e salários. Mesmo nos deparando com os alunos bastantes dispersos nesta aula e tendo alguns problemas para tentar chamar a atenção deles para atividade, ainda conseguimos uma breve atenção para fazer algumas perguntas sobre a dinâmica que foi trabalhada.  (anexo foto de uma etapa da dinâmica)

Matheus Sousa Ribeiro

Estive na escola a fim de dialogar com os(as) alunos(as) quanto aos projetos desenvolvidos pelo GEPEMA e Rádio PIBID-Geografia. No mesmo dia, pude estabelecer a criação de uma espinha dorsal para o próximo programa, em reunião com o prof. Edson Freitas, o qual havia sinalizado o conteúdo do segundo ano. A rede social do PIBID foi criada com a participação da Tailane, em conjunto, através do Instagram nomeado com o perfil “radio_pibid_geografia”. Hoje, pela tarde, houve reunião para dialogarmos quanto aos repasses sobre os planos dos(as) bolsistas e supervisores(as). 

0 comentários:

Postar um comentário