16:06
Yure Mota Nunes dos Santos
Nessa presente semana conseguimos avançar bastante em relação ao conteúdo do 3°A. Falamos um pouco sobre a interação regional tendo em vista a economia e o histórico econômico de cada região brasileira. Os alunos se mostraram bastante entusiasmados com a aula ministrada pelo professor Edson Freitas e eu também pude realizar várias interferências durante a aula; sempre tentando agregar algum conteúdo. Já que estamos falando de uma turma de 3° ano do ensino médio, é preciso que de fato se tenha uma atenção maio ao conteúdo ministrado, visto que esses alunos estarão realizando o Enem no final do ano.
No oitavo ano também conseguimos avançar um pouco no conteúdo programático, falamos um pouco sobre a população brasileira, seu histórico e sua perspectiva de futuro, é interessante notar que no 8°B a aula já segue de forma mais vagarosa, tendo em vista que os alunos apresentam frequentemente episódios de indisciplina. Ficamos de na próxima semana construir uma pirâmide etária com os alunos, a fim de fixar melhor o conteúdo trabalhado na unidade.
Geovana Tito
Nas aulas dessa semana nosso
papel foi como ouvinte ocorrendo algumas intervenções por parte do bolsista
Yure Nunes na aula do terceiro ano como maneira de complementar o assunto. O terceiro
ano ainda está trabalhando com a temática de industrialização e buscamos sempre
trazer exemplos na própria cidade de Salvador como maneira deles conseguirem
fazer associação com a sua realidade, já os meninos do oitavo ano estão vendo
como se dá a construção de uma pirâmide demográfica visto que na aula da
próxima semana eles irão realizar um trabalho de construção de uma pirâmide em
3D.
Elane de Almeida
A merenda foi
regularizada na escola. Neste dia mantivemos contato com a professora Alice,
que é articuladora da escola. Ela quis conversar com a gente, eu e Jocimara, para
saber a respeito de como seria a expopibid (já que o evento nunca foi realizado
na escola), e também, trazer as datas que seriam mais viáveis a realização desse
evento. Ela também nos informou sobre uma festa do ‘’Nordeste’’, que também
será realizada em Junho, nos explicou de qual forma funciona e nos solicitou
contribuição na mesma. Por fim, tivemos aula com os estudantes do 2º B, onde
foi aplicada uma dinâmica sobre o funcionamento de uma fábrica no sistema
capitalista, buscando analisar de qual forma são distribuídos os lucros, custos
e salários. Mesmo nos deparando com os alunos bastantes dispersos nesta aula e
tendo alguns problemas para tentar chamar a atenção deles para atividade, ainda
conseguimos uma breve atenção para fazer algumas perguntas sobre a dinâmica que
foi trabalhada. (anexo foto de uma etapa da dinâmica)

Matheus Sousa Ribeiro
Estive na escola a fim de dialogar com os(as)
alunos(as) quanto aos projetos desenvolvidos pelo GEPEMA e Rádio
PIBID-Geografia. No mesmo dia, pude estabelecer a criação de uma espinha dorsal
para o próximo programa, em reunião com o prof. Edson Freitas, o qual havia
sinalizado o conteúdo do segundo ano. A rede social do PIBID foi criada com a
participação da Tailane, em conjunto, através do Instagram nomeado com o perfil
“radio_pibid_geografia”. Hoje, pela tarde, houve reunião para dialogarmos
quanto aos repasses sobre os planos dos(as) bolsistas e supervisores(as).
0 comentários:
Postar um comentário