Rafael Drumond Afonso de Paula ( 12/02/2019 - Terça Feira )
Ao chegar na escola, junto com o pibidiano Matheus Ribeiro verificamos os materiais áudio visuais disponíveis na escola para o andamento do projeto da Rádio Pibid Geografia. Encontramos caixa amplificadora, mesa de som e outros itens.


Depois fomos ao laboratório de informática que esta sem uso desde 2017 e começamos a debater sobre ideias para a organização dos programas da rádio, junto com o colega pibidiano Marcio. Verificamos o estado do computador e conseguimos liga-lo e conectar a internet via cabo USB pelo celular. Pesquisamos na internet artigos sobre rádio e descobrimos bons materiais. Baixamos o software para edição de áudios chamado AUDACITY, recomendado nas pesquisas feitas e muito eficaz para nossa necessidade. A partir dai, conseguimos gravar um som de teste com musica de fundo pelo programa, passamos para o celular e testamos na caixa amplificadora, o teste foi bem sucedido. Depois bem sucedida a primeira tentativa de gravação no laboratório de informática da escola, conversamos mais sobre as reais possibilidades de funcionamento de uma rádio no contexto escolar, de acordo com a infra estrutura. A articulação da rádio será da seguinte forma inicialmente : Será elaborado um script de acordo com o contexto da rádio, esse programa será gravado na escola através do software AUDACITY para a semana seguinte ser reproduzido no intervalo para os alunos através da caixa amplificadora no pátio da escola e em alguns momentos com auxilio do projetor na reprodução de imagens relacionadas ao tema do programa. Os alunos estarão envolvidos através da produção dos programas da rádio desenvolvendo habilidades básicas de informática, aprimorando a escrita e oralidade, bem como expondo artes de suas autorias, direcionado pelo viés pedagógico, podendo ser de todas as formas como música, poesia, dança, desenhos etc. Naturalmente com a experiencia e vivência com os alunos temos mente incluir novos programas, como rádio novelas com temas da atualidade, informativos pedagógicos, rodas de conversa ao vivo etc.


Antes do intervalo, começamos a testar os estabilizadores do laboratório (NoBreaks), e constatamos que estavam todas as 6 unidades presentes danificadas sem uso no momento. Após o intervalo passamos nas salas de aulas, juntamente com os pibidianos Marcio e Mateus, para falar sobre o projeto da rádio e convocar os alunos interessados para participar do projeto, expondo os pontos positivos.
No período da tarde, verificamos o estado de todos os computadores presentes no laboratório que estava desativado desde meados de 2017, e constatamos que os computadores estão em ótimo estado de funcionamento, estando danificado apenas os estabilizadores. Conectamos os computadores nas tomadas e testamos um por um, o que foi ótimo pois em breve este espaço poderá ser utilizado novamente pela escola com a reposição dos estabilizadores e instalação de internet que já existe na escola. Será trabalhado este espaço para que possamos desenvolver as programações das rádios junto com os alunos e para outros projetos interdisciplinares.
Ficou planejado de cada um trazer um script na semana que vem para que possamos planejar e gravar o primeiro programa que será reproduzido na semana seguinte.
Matheus Sousa Ribeiro.
No dia 12 de fevereiro de 2019, as atividades na Escola foram muito produtivas. Afinal, conseguimos resolver boa parte das pendências da rádio, encontrar os nossos limites, ter uma noção de como se cristalizará a rádio, o local, e um plano B para possíveis empecilhos. Sistematizarei as atividades a seguir:
1) Logo ao chegar no colégio, ao adentrar no pátio, nos deparamos com o espaço escolar e sua paisagem. A partir disso, pensávamos como se cristalizaria a instalação das caixas de som, por deduzirmos que as caixas destinadas à rádio seriam pequenos equipamentos sonoros espalhadas, em série, pelos corredores e pátio. Entretanto, acessamos a sala da diretoria - mesmo que a diretora do Colégio não estivesse presente - com o auxílio e liberação da prof. Mariluz, vice-diretora, para analisarmos os equipamentos disponíveis, as quais a diretora prof. Fernanda havia comunicado em conversas prévias com o Rafael Drummond, inclusive com o objetivo de implantação da rádio. Dessa forma, o PIBID viria a suprir esta lacuna, a priori.
2) Ao chegar na sala da diretoria, nos deparamos com as caixas de som DATREL AT12-250. Isto significaria a limitação, no primeiro momento, na instalação das caixas de som apenas ao pátio, por serem caixas grandes com cabos sem prolongamentos nos cabos, e que exigiria muito cuidado no seu manuseio.
3) Deduzimos que a aplicação da rádio PIBID-Geografia no pátio, seria uma forma de atração dos alunos ao mesmo, e integração com outros partícipes da comunidade escolar. De forma sincronizada com o áudio, já que a rádio não será ao vivo, mas sim gravada uma semana anterior a apresentação no colégio, maturamos a ideia de criar apresentação de slides que possam estimular o sensorial audiovisual dos(as) estudantes numa nova perspectiva de ensino-aprendizado. Entretanto, essa dedução sobre o sucesso da aplicação nestes moldes será objeto de análise para os próximos meses, tendo em vista que o projeto possa ser remanejado de acordo a aceitação da comunidade escolar. Levando em conta esse pré-planejamento em quais atividades poderiam ser desenvolvidas na rádio, pensamos em garantir espaços de participação dos(as) alunos(as) e da Comunidade Escolar, como um todo, para compartilhar seus conhecimentos e elementos sócioculturais na materialidade da música, textos, poemas, fábulas, etc.
4) Diante dessa articulação de ideias, então, tentamos as objetivá-las. Nesse sentido, nos deslocamos a sala de informática a fim de analisar as viabilidades na construção de um script temporário para efetuar o teste, tal como ambiente de trabalho para o desenvolvimento das gravações. Contudo, ao chegarmos na sala de informática nos deparamos com um empecilho: os computadores e seus demais equipamentos encontravam-se em desuso. Assim, reinstalamos os cabos soltos em uma das máquinas (computador) e a associação ao respectivo monitor, na finalidade de avaliar o funcionamento do computador. Com isso, nos deparamos com uma máquina que tinha os requisitos mínimos para rodar softwares leves quanto ao consumo de processamento e memória e instrumentos de som e microfone (headset) conectados à máquina que mesmo em desuso, estavam em bom estado de funcionamento e conservação.
5) A primeira gravação fora efetuada de forma espontânea, seu objetivo era ter uma noção básica de como se estabeleceria essa interligação entre computador/celular e caixa de som. A caixa de som, a qual tivemos acesso, tinha acesso a ligação via Bluetooth, assim, pudemos estabelecer uma conexão sem fio, a qual funcionou sem nenhum problema (sem interferência e perda de qualidade). Por ser um espaço no qual fica mais distante das salas, ter uma boa acústica e pouco utilizada - pelos computadores estarem em desuso -, então, utilizamos a sala de informática para essa primeira gravação, o que garantiu, também, a manutenção na qualidade do áudio. Na gravação do áudio, utilizamos um software livre especializado na área denominado "Audacity", o qual, através das suas funções, observamos a potencialidade de articulação entre a voz do(a) locutor(as) e músicas no pano de fundo para dar uma agitada a mais com o acréscimo da batida.
6) Após o intervalo escolar, quando havíamos concluído as atividades supracitadas no dia, então, fomos as salas apresentar brevemente a ideia do projeto. Ainda sem uma convocatória formal, o que será feito nas próximas semanas com um planejamento consistente e concluído. Servindo como um agente polinizador do projeto, ao concluirmos as passagens em salas de aula, e concluímos as atividades pelo final da tarde.
7) A última atividade, diante da inquietação em ter encontrado uma máquina em funcionamento e de qualidade boa para softwares leves, proporcionando uma produção dos trabalhos no próprio ambiente escolar pelos(as) alunos(as), contou com a participação conjunta entre quem vos escreve, Rafael e Márcio. Então, fizemos um check-up nas máquinas presentes na sala de informática junto aos seus respectivos monitores, reinstalando os cabos e conectando ao sistema elétrico da escola. Dos seis computadores analisados, todos estavam em perfeito funcionamento. O único problema diagnosticado em uma das máquinas fora a conexão Universal Serial Bus (USB) do mouse, em que impediu o acesso ao sistema Linux. As outras cinco máquinas, em contraste, eram do sistema Windows 7 Pro. Após essa investigação, colocamos etiquetas nos computadores e monitores analisados e uma sinalização de "OK" para as cinco máquinas, sendo uma máquina com "OK", mas a ressalva de que o mouse estava danificado no contato com a CPU.
8) Outro problema diagnosticado é a perda de 5 NoBreaks, por motivos não identificados. Estes são fundamentais para ligar todas as máquinas ao mesmo tempo. Afinal, cada CPU e monitor exige duas alimentações na tomada, enquanto, por serem máquinas e equipamentos fixos à mesa, a quantidade de tomadas próximas as CPUs não alimenta todas as máquinas. Assim, a imutabilidade prejudica o funcionamento total, já que os NoBreaks, capazes de alimentar os computadores - mesmo em suas posições fixas -, não estão em funcionamento.
O projeto é nosso! Gostaríamos de enfatizar, pois a construção da Rádio Geografia preza pela horizontalidade e continuidade do projeto pelos(as) alunos(as), após a expiração dos 18 meses, no final de 2019, entre PIBID Geografia/UFBA e Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires. Assim, o projeto tem como finalidade garantir essa autonomia relativa e intercâmbio de conhecimentos entre os(as) alunos(as) e os pibidianos(as), na utilização destes softwares. O projeto é nosso, pois não coloca os(as) estudantes na situação robótica de execução das partes manuais - inclusive, estas atividades manuais contarão com a participação dos(as) pibidianos(as) e supervisor -, de participação das reuniões para elaborar scripts coletivos, e estabelecer gravações conjuntas.
Obs.: Pensando em
possíveis problemas técnicos, estipulamos plano alternativo para cada
equipamento: a) uso dos cabos auxiliares e P12 (ao invés do Bluetooth), em possíveis
falhas de conexão entre Bluetooth e aparelho celular; b) o adaptador de VGA em HDMI
para projeção em notebooks dos slides sincronizados ao áudio gravado, em caso
de incompatibilidade nos dispositivos internos do projetor e notebook; c)
extensão para conexão do projetor e notebook. Todos os três itens citados, são atividades
de risco que podem ameaçar o andamento da rádio, e serão levados pelos(as)
pibidianos(as), de forma a garantir uma segurança em sair, o máximo possível,
das dependências de material escolar – os quais as vezes estão defasados ou não
são encontrados nos depósitos. Em complemento, a exposição da Rádio
PIBID-Geografia ocorrerão nas terças-feiras pela manhã aos intervalos – com possibilidade
de expandir para outros dias, a depender das condições objetivas de outros(as)
pibidianos(as) auxiliar nas tarefas, e ainda está em curso de observação a
exposição pela tarde, tendo em vista que o horário do intervalo poderá vir a comprometer
outras atividades acadêmicas. As gravações também serão feitas às terças-feiras,
e apresentadas na semana seguinte a gravação.


Abaixo, veja o primeiro teste do PIBID-Geografia/UFBA (ignorem os erros):
Yure Mota Nunes dos Santos
Essa
semana foi de fato a primeira semana de aula. Foi uma semana bastante produtiva
já que nela foi possível rever os alunos e conhecer os alunos novos, além de
também poder presenciar o colégio cheio de vida novamente. Logo de início houve
uma recepção por parte da direção escolar, onde a presente diretora fez uma
pequena apresentação de escola e do corpo docente; além de também passar uma
pequena exposição de fotos, memorando o ano de 2018 e os projetos realizados
naquele ano.
Nesse
semestre estarei trabalhando com as turmas do terceiro ano b e do oitavo ano b.
De certo modo vai ser um desafio para minha pessoa visto que prefiro trabalhar
com alunos do ensino médio. Nessa primeira semana nós fomos apresentados as
turmas e tivemos espaço para falar um pouco sobre o PIBID e sua importância
dentro do ambiente escolar. O professor Edson aplicou uma dinâmica similar nas
duas turmas (3°B e 8°B), a dinâmica consistia na criação de uma tabela contendo
algumas lacunas que deveriam ser preenchidas pelos alunos em casa e depois de
cada unidade escolar essa tabela seria revista pelos mesmos. Nessa tabela o
aluno deveria colocar: 1- O que eu sei – 2- o que preciso saber – 3- o que eu
quero saber. Essa foi uma forma encontrada pelo professor para poder de alguma forma
revisar o conteúdo estudado no ano anterior por parte dos alunos e também foi
um meio de descobrir as curiosidades e as intenções dos alunos no tocante ao
ensino/aprendizagem de geografia.
Nesse
semestre iremos dar continuidade ao projeto de cartografia com os alunos do
terceiro ano; e com o oitavo ano ainda estamos definindo o que iremos fazer, muito
provavelmente estaremos investindo nosso tempo na produção de material didático
para as aulas do professor Edson Freitas.
Geovana
Tito Santos
Hoje
foi o primeiro dia do ano letivo no colégio, sendo assim, durante primeiro
horário houve um acolhimento dos estudantes que chegavam para a aula, teve
apresentação com vídeo e fotos das atividades realizadas no ano passado bem
como apresentação do corpo de professores para os alunos, mostrando certas
mudanças em relação a alguns professores. Durante o ano de 2019 ficarei
acompanhando as turmas de terceiro ano pela manha e a tarde o oitavo ano, e
esse foi nosso primeiro contato, foram apresentados os alunos e o material
didático de apoio que iremos utilizar, o comportamento da turma foi bem
proveitoso, conseguimos explicar a importância do pibid e as atividades que
planejamos realizar nela, houve uma resposta otimista em relação aos alunos.
Pelo
turno da tarde trabalhamos com o oitavo ano, foi meu primeiro contato com uma
turma de fundamental, eles são mais agitados, sendo que o professor teve que
chamar várias vezes a atenção, houve também uma apresentação do pibid e foi
realizado uma dinâmica com a o objetivo de mostrar o que sabem a respeito da
matéria e o que eles acham pertinente aprender. Contudo, vamos buscar maneiras
de trabalhar com a turma de maneira produtiva e despertar o interesse deles
para o comprometimento e envolvimento com as atividades.
Ana Carolina Silva de Oliveira
Esta semana se inciou de fato o ano letivo, no primeiro dia de aula houve acolhimento dos alunos da casa e os recém chegados, foram exibidos fotos e videos das atividades realizadas no ano anterior, apresentou-se todo o corpo docente, bem como os novos professores. Esse ano estarei acompanhando uma turma de 3º ano e a tarde uma turma de 8º ano.