terça-feira, 18 de setembro de 2018

Relato dos PIBIDIANOS na terceira semana (12 à 14 de setembro de 2018)


COLÉGIO ESTADUAL ANA CRISTINA PRAZERES MATA PIRES (14/09/2018)

Geovana Tito Santos
Foi minha segunda semana na escola e tive a oportunidade de conhecer os alunos do segundo, terceiro e nono ano, nosso primeiro contato foi tranquilo, me apresentei e apenas observei a aula ministrada pelo supervisor. Pude perceber que certos alunos do segundo ano se interessam bastante pela matéria e participam frequente da aula, respondendo e fazendo perguntas, esses alunos fazem parte do projeto que o professor Edson tem de geografia na escola. Já com a turma do nono ano foi possível analisar uma sala mais dispersa, cercadas de conversas paralelas e pouca atenção voltada para o professor, mas dois alunos da turma elaboraram um resumo da aula ministrada e no final entregou para o docente. As últimas aulas foram com a turma do terceiro ano, uma turma pequena onde apesar de ter alguns alunos dispersos se mostrou quieta e com interesse no conteúdo.
Ao final das aulas fomos para a sala dos professores, onde tive a oportunidade de conhecer o professor de artes, matemática e a vice-diretora. Além disso, estava ocorrendo reunião das equipes da gincana onde percebi a presença dos alunos bem focados na elaboração da mesma e na realização de suas atividades.

Ana Carolina Silva de Oliveira
Nesta semana, ao chegar na escola, fiquei um pouco na sala acompanhando a aula do professor Edson que estava sendo complementada pelo Matheus, que deu introdução ao clima, fiquei pouco tempo pois fui com Elane, pensar e elaborar uma estrutura para o evento que estamos planejando que aconteça em novembro, da consciência negra. Elucidamos o esqueleto do projeto, conversamos com a vice-diretora que nos deu grande auxilio nesta que voltamos a sala para conversar melhor e botar as cabeças pra funcionar, pensando em mais ideias pro projeto.

Yure Mota Nunes dos Santos
A segunda semana de visita foi bem produtiva. Tive oportunidade de trabalhar com as turmas de 9°, 2° e 3° Ano. Pude assistir e analisar as aulas do meu supervisor e ver como cada turma reagia ao conteúdo que estava sendo ministrado. Já foi possível mesmo que de forma preludiosa mapear os alunos que tem mais desenvoltura e os que mais participam em sala de aula.
Acordamos também de dia 28 começar as atividades concernentes a mapoteca, um grupo de alunos do 3° ano já se disponibilizou para nos ajudar na construção da mesma. Nessa segunda semana me senti mais a vontade na escola e senti que os alunos reagiram da mesma maneira. Pude conhecer também algumas partes administrativas que não conhecia, foi o caso da secretaria e do almoxarifado da unidade.

Matheus Sousa Ribeiro
Nesta semana, fomos as salas do 1º ano B, 1º ano A e 2º ano A. Conjuntamente ao Edson, promovemos uma discussão com continuidade final ao assunto de Climatologia, e início de Ciclo Hidrológico. Neste passo, fora apresentado aos alunos a construção de um Pluviômetro, que ocorrerá segundo o planejamento no dia 26 de setembro de 2018, junto as três turmas com o objetivo de espalhar por diversos pontos do ambiente escolar.
A ideia é avaliar a quantidade de milímetros de chuva em m² que precipita, a fim de ter uma noção sobre a intensidade de chuvas que assola a comunidade, tendo em vista que a Estação Climatológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), instalado em Ondina, deixa a desejar uma representação mais precisa sobre a realidade socioambiental em que está inserida a comunidade de Alto de Coutos. Assim, as salas foram divididas em grupos, de forma com que conseguimos construir o máximo possível de pluviômetros a serem dispersos.
Para apresentar as diferentes escalas climáticas, no âmbito do visível, sobretudo a escala climática humana (local), iremos, posteriormente, a construção de pluviômetros individuais, em que os estudantes irão instalar em suas casas e coletar dados pluviômetros a fins de comparação das diferentes escalas climáticas no nível local, e a sua não homogeneidade.

Márcio Divino Silva

Dia 12/09/2018, meu segundo dia no colégio Ana Cristina P. Mata Pires. Fui apresentado as turmas na qual iremos desenvolver as atividades do PIBID. Gostei muito, pois pude conhecer os alunos pessoalmente e com isso fazer minhas primeiras observações a respeito do comportamento, participação, dinâmica, entre outros elementos importantes dentro de uma sala de aula. Enfim, pude perceber de perto qual a realidade na qual estarei inserido durante os dias que se seguiram. 
Neste dia aconteceu uma atividade desenvolvida pelo colega Matheus, em que consistia em apresentar alguns fatores relacionados a disponibilidade hídrica e construção de uma estação meteorológica. Além do bom trabalho desenvolvido pelo colega, o professor Edson também ministrou alguns momentos da aula. 
Dessa forma concluo que foi uma ótima recepção. Pude perceber com mais clareza o campo de ação onde irei, junto com os colegas e as orientações do professo Edson, atuar durante os meses seguintes

Elane de Almeida Santos


Na quarta-feira foi dada continuidade ao assunto do clima, logo após exposto aos alunos os materiais necessários para a construção do pluviômetro e os locais em que este serão distribuído. Na quinta-feira foi introduzida uma dinâmica expositiva com a turma do 9º B, Já com o 2º B foi dada a tarefa de eles debaterem em grupos sobre as atividades que mais se consumia água sem reutilização. Estes se dividiram e explanaram para a sala o motivo de ter escolhido tais atividades como principais causas, e assim, o professor Edson auxiliava na compreensão de tal questão conforme alguma atividade não fosse coerente a tal associação.
Com o 3º ano foi abordado sobre o andamento de alguns planejamentos do PIBID no contexto escolar deles e tratado como a participação destes, em função de estudantes, seria fundamental para a concretização de certas tarefas, e por fim, contemplar as propostas que esperamos ter como resultado final.

1 comentários:

Bomm dia!! Estou muito contente com a organização e o relato de vocês, de vossas experiências iniciais. Contudo, os demais bolsistas devem também trazer aqui seus relatos. Buscar superar as dificuldades dos colegas também é uma atividade do grupo! Abraços e boa semana!

Postar um comentário