COLÉGIO ESTADUAL ANA CRISTINA PRAZERES
MATA PIRES (14/09/2018)
Geovana Tito Santos
Foi
minha segunda semana na escola e tive a oportunidade de conhecer os alunos do
segundo, terceiro e nono ano, nosso primeiro contato foi tranquilo, me
apresentei e apenas observei a aula ministrada pelo supervisor. Pude perceber
que certos alunos do segundo ano se interessam bastante pela matéria e
participam frequente da aula, respondendo e fazendo perguntas, esses alunos
fazem parte do projeto que o professor Edson tem de geografia na escola. Já com
a turma do nono ano foi possível analisar uma sala mais dispersa, cercadas de
conversas paralelas e pouca atenção voltada para o professor, mas dois alunos
da turma elaboraram um resumo da aula ministrada e no final entregou para o
docente. As últimas aulas foram com a turma do terceiro ano, uma turma pequena
onde apesar de ter alguns alunos dispersos se mostrou quieta e com interesse no
conteúdo.
Ao
final das aulas fomos para a sala dos professores, onde tive a oportunidade de
conhecer o professor de artes, matemática e a vice-diretora. Além disso, estava
ocorrendo reunião das equipes da gincana onde percebi a presença dos alunos bem
focados na elaboração da mesma e na realização de suas atividades.
Ana Carolina Silva de Oliveira
Nesta
semana, ao chegar na escola, fiquei um pouco na sala acompanhando a aula do
professor Edson que estava sendo complementada pelo Matheus, que deu introdução
ao clima, fiquei pouco tempo pois fui com Elane, pensar e elaborar uma
estrutura para o evento que estamos planejando que aconteça em novembro, da
consciência negra. Elucidamos o esqueleto do projeto, conversamos com a vice-diretora
que nos deu grande auxilio nesta que voltamos a sala para conversar melhor e
botar as cabeças pra funcionar, pensando em mais ideias pro projeto.
Yure Mota Nunes dos Santos
A
segunda semana de visita foi bem produtiva. Tive oportunidade de trabalhar com
as turmas de 9°, 2° e 3° Ano. Pude assistir e analisar as aulas do meu
supervisor e ver como cada turma reagia ao conteúdo que estava sendo
ministrado. Já foi possível mesmo que de forma preludiosa mapear os alunos que
tem mais desenvoltura e os que mais participam em sala de aula.
Acordamos
também de dia 28 começar as atividades concernentes a mapoteca, um grupo de
alunos do 3° ano já se disponibilizou para nos ajudar na construção da mesma.
Nessa segunda semana me senti mais a vontade na escola e senti que os alunos
reagiram da mesma maneira. Pude conhecer também algumas partes administrativas
que não conhecia, foi o caso da secretaria e do almoxarifado da unidade.
Matheus Sousa Ribeiro
Nesta
semana, fomos as salas do 1º ano B, 1º ano A e 2º ano A. Conjuntamente ao
Edson, promovemos uma discussão com continuidade final ao assunto de
Climatologia, e início de Ciclo Hidrológico. Neste passo, fora apresentado aos
alunos a construção de um Pluviômetro, que ocorrerá segundo o planejamento no
dia 26 de setembro de 2018, junto as três turmas com o objetivo de espalhar por
diversos pontos do ambiente escolar.
A
ideia é avaliar a quantidade de milímetros de chuva em m² que precipita, a fim
de ter uma noção sobre a intensidade de chuvas que assola a comunidade, tendo
em vista que a Estação Climatológica do INMET (Instituto Nacional de
Meteorologia), instalado em Ondina, deixa a desejar uma representação mais
precisa sobre a realidade socioambiental em que está inserida a comunidade de
Alto de Coutos. Assim, as salas foram divididas em grupos, de forma com que
conseguimos construir o máximo possível de pluviômetros a serem dispersos.
Para
apresentar as diferentes escalas climáticas, no âmbito do visível, sobretudo a
escala climática humana (local), iremos, posteriormente, a construção de
pluviômetros individuais, em que os estudantes irão instalar em suas casas e
coletar dados pluviômetros a fins de comparação das diferentes escalas climáticas
no nível local, e a sua não homogeneidade.
Márcio Divino Silva
Dia
12/09/2018, meu segundo dia no colégio Ana Cristina P. Mata Pires. Fui
apresentado as turmas na qual iremos desenvolver as atividades do PIBID. Gostei
muito, pois pude conhecer os alunos pessoalmente e com isso fazer minhas
primeiras observações a respeito do comportamento, participação, dinâmica,
entre outros elementos importantes dentro de uma sala de aula. Enfim, pude
perceber de perto qual a realidade na qual estarei inserido durante os dias que
se seguiram.
Neste dia aconteceu uma atividade desenvolvida pelo colega
Matheus, em que consistia em apresentar alguns fatores relacionados a
disponibilidade hídrica e construção de uma estação meteorológica. Além do bom
trabalho desenvolvido pelo colega, o professor Edson também ministrou alguns
momentos da aula.
Dessa forma concluo que foi uma ótima recepção. Pude perceber com
mais clareza o campo de ação onde irei, junto com os colegas e as orientações
do professo Edson, atuar durante os meses seguintes
Elane de Almeida Santos
Na
quarta-feira foi dada continuidade ao assunto do clima, logo após exposto aos
alunos os materiais necessários para a construção do pluviômetro e os locais em
que este serão distribuído. Na quinta-feira foi introduzida uma dinâmica
expositiva com a turma do 9º B, Já com o 2º B foi dada a tarefa de eles
debaterem em grupos sobre as atividades que mais se consumia água sem
reutilização. Estes se dividiram e explanaram para a sala o motivo de ter
escolhido tais atividades como principais causas, e assim, o professor Edson
auxiliava na compreensão de tal questão conforme alguma atividade não fosse
coerente a tal associação.
Com
o 3º ano foi abordado sobre o andamento de alguns planejamentos do PIBID no
contexto escolar deles e tratado como a participação destes, em função de
estudantes, seria fundamental para a concretização de certas tarefas, e por
fim, contemplar as propostas que esperamos ter como resultado final.
1 comentários:
Bomm dia!! Estou muito contente com a organização e o relato de vocês, de vossas experiências iniciais. Contudo, os demais bolsistas devem também trazer aqui seus relatos. Buscar superar as dificuldades dos colegas também é uma atividade do grupo! Abraços e boa semana!
Postar um comentário