sábado, 8 de setembro de 2018

Relatos na primeira semana dos PIBIDIANOS de Geografia na Escola Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires (27 à 31 de agosto/2018).


Rafael Drummond Afonso de Paula

Chegando na escola acompanhado pelo professor Edson fui apresentado aos colaboradores e alunos que estavam presentes e professores antes de seguirmos para a turma do 9°B. No primeiro horário fui apresentado aos alunos pelo professor e foi falado sobre a intenção e papel do PIBID na escola, bem como apresentada a ideia de projetos envolvendo a Estação Meteorológica para as próximas unidades. No segundo horário foi realizada uma atividade dinâmica com os alunos no pátio, com o intuito de promover a ocupação, integração e apropriação do espaço pelos estudantes de forma cultural, aonde foi proposta a apresentação de conteúdos que exaltem a qualidades dos outros colegas, de tema livre, podendo ser música, texto, interpretações, etc. No terceiro horário seguimos para a turma do 2°D e no caminho passamos rapidamente no 1°B para ter contato e me apresentar a turma. Na turma do segundo ano fui apresentado novamente aos alunos e foi proposta pelo professor a criação de uma Rádio Pibid-Geografia na escola, aonde teve repercussão positiva por parte dos alunos e também foi discutida a Questão do grupo de Pesquisa científica em Geografia que já conta com o interesse de diversos alunos. No 5° horário fui apresentado a turma do 3°C e falamos sobre a gincana e a proposta do estudo de campo que pretendemos fazer com os alunos através do grupo de pesquisa sobre as regiões do recôncavo. A recepção dos alunos, professores e colaboradores de forma geral foi calorosa e acolhedora.

Elane de Almeida Santos

Seguindo a linha de pesquisa e os pontos propostos, o supervisor Edson Freitas elaborou questões viabilizando uma apresentação dos ‘’pibidianos’’ com os alunos, funcionários e todo ambiente escolar. De forma criativa buscou dinamizar a apresentação com os discentes para que houvesse uma interação entre nós, ‘’pibidianos’’, com os citados.
A primeira dinâmica trouxe uma proposta para que nos dividíssemos em três grupos e cada um escolhia uma vertente para trabalhar com os discentes. O primeiro grupo apresentou a rotina dos estudantes do trajeto da sua casa até a escola, buscando conhecer o cotidiano de cada um em suas visões e compreender suas noções do espaço em que vive; o segundo, uma pequena melodia entre eles, ressaltando as características entre seus colegas, estabelecendo relações de afeto com o próximo; e o terceiro abordou a temática da mulher e seu valor na sociedade, com o intuito de tratar a diversidade e o respeito.
Na segunda dinâmica, foi dividido dois grupos, o primeiro uma apresentação teatral do evento que ocorreu em 2015, a Chacina do Cabula. O tema do teatro foi proposto após uma conversa com a turma e a compreensão de como os mesmos enxergavam o problema da violência no bairro em que residem; no segundo grupo, os estudantes apresentaram uma música envolvendo a Geografia e a sua importância no âmbito do conhecimento para os mesmos. Foi dada a proposta para que os alunos desenvolvessem a tarefa para discorrer em versos o real significado dessa ciência em sua concepção.
A terceira, e última dinâmica, buscou interagir os próprios alunos jogando uma bolinha de papel entre eles, onde quem recebesse a bolinha na mão citasse para a turma uma qualidade do colega que a jogou.
Vale ressaltar que em todas as turmas fizemos uma apresentação própria contando nossa trajetória até o momento (aprendizados da vida, o ambiente da faculdade etc.). Trouxemos essas experiências como forma de incentivo para lutar por seus sonhos independente de qualquer circunstância. E assim, fazendo os mesmos enxergarem-se de certa forma em nós, estabelecendo um vínculo do projeto com eles.
No final, sentamos com o supervisor já citado, e entre nós tivemos uma conversa sobre as características das turmas trabalhadas e o nosso modo de vê-las nesse primeiro contato”.

Ana Carolina Silva de Oliveira

No dia 29/08 fizemos a primeira visita à escola Ana Cristina P. M. Pires, sob coordenação e orientação do prof. Edson Freitas. Fizemos dinâmicas e brincadeiras a fim de nós apresentamos e introduzir um diálogo com as turmas do dia, que no caso foram as 1º ano do Ensino médio A e B, e o 2º ano A.
A primeira turma foi o 1º B, que são bem agitados mas penso que conseguimos deter a dispersão da turma, por meio de uma dinâmica onde foram separados em 3 grupos, com supervisão dos outros Pibidianos presentes (Elane e Matheus), organizamos apresentações breves com nossos grupos cada um, de maneira lúdica, brincamos com alguns conceitos importantes, como a valorização e reconhecimento das qualidades de si próprio e dos colegas, união, assim como a valorização da diversidade sexual e religiosa. Meu grupo, o pessoal mais agitado e irreverente da turma, criou uma espécie de parodia da musica de Ludmila, “Din din din”, tendo uma apresentação lúdica onde citaram qualidades dos seus colegas de classe.
A segunda turma foi o 1º A, uma classe mais focada, mas mais apática aos conteúdos passados, apesar disso, tivemos uma boa resposta da turma, que fizemos roda de música, onde os meninos da minha equipe criaram uma rima embarcando a geografia também. Percebi que estes possuem um grande potencial criativo, que deveria ser explorado e incentivado.
A última turma, o 2º A, mais velhos que as turmas anteriores, os estudantes prestam mais atenção e são mais focados, possibilitando um diálogo mais brando e menos agitado, onde conversamos e fizemos uma roda de apresentação com a dinâmica de passar a bola onde tinha que ser citado uma qualidade do colega, valorizando as potencialidades de cada um”.

Matheus Sousa Ribeiro
No dia 29 de agosto de 2018, o ponto de encontro ocorrera às 06h30m na Estação da Lapa, para se deslocar ao colégio e, assim, efetuar o primeiro contato com o ambiente escolar e todos os sujeitos que o compõem. Para estabelecer uma relação mais próxima entre alunos e pibidianos, de forma a estreitarem os primeiros laços, tal como conhecer os objetos de interesse no estudo da Geografia que o alunado tem convergente as atividades propostas do programa. Na medida em que busca se romper com os perímetros da sala-de-aula, as atividades foram realizadas no pátio escolar.
As três atividades tiveram como elementos comuns a apresentação dos pibidianos ao alunado, tal como do alunado aos pibidianos. A primeira atividade fora efetuada com o 1º ano B, no qual os alunos escolhiam com qual pibidiano iria trabalhar. Nesta atividade, em que contou com a autonomia do pibidiano e do alunado que fazia parte do grupo do pibidiano, desenvolver e maturar a atividade com a criatividade. A proposta era de cada um dos alunos, inclusive o pibidianos, representar um elemento da paisagem que esteve presente no seu cotidiano. A partir disso, cada um deveria representar corporalmente cada objeto, para depois construirmos uma história em sequência lógica. A turma era agitada, contudo aceitara a proposta e a executaram sem qualquer problema, de forma coletiva, e com disposição.
A segunda turma, do 1º ano A, fora efetuado uma peça teatral em que tinha como objetivo representar o conteúdo social em que o bairro está inserido. Então, foi perguntado aos estudantes o que mais se destacaria na realidade do bairro, e fora quase que unânime a invasão da polícia militar de forma coercitiva. Logo, fora desenvolvido uma peça em homenagem póstuma a Chacina do Cabula.
No último momento, já com o tempo apertado, fora efetuado uma dinâmica de apresentação com o 2º ano A. Esta dinâmica de apresentação tem como objetivo o outro reconhecer a potencialidade do colega. Através de uma bola de papel, jogada para uma outra pessoa da roda, a pessoa em que era destinada a bola, tinha que descrever uma potencialidade do sujeito que jogou a bola. Contudo, haviam barreiras, é como estivessem intimidados a falarem.



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