Yure Mota Nunes dos Santos
Na semana em específico podemos acompanhar a aula da turma do terceiro ano e da prosseguimento com o conteúdo programado. Começamos a discutir um pouco sobre o trabalho de produção de um cartaz com alguns temáticas que remetam a indústria de alguma maneira, temas do tipo:
1- A mulher em meio a industria
2 - A industria e as relações de trabalho
3- A agroindústria
4- Cartografia da industria
entre outros temas, os alunos ficaram de pesquisar sobre o tema como atividade para casa.
Matheus Sousa Ribeiro
Diante de todas as
adversidades das últimas semanas, tivemos um saldo positivo: a tão esperada estreia
da Rádio PIBID-Geografia no Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires.
Apesar do atraso, a avaliação, após o intervalo, entre o supervisor, eu e Ricardo
foi positivo feito algumas ponderações, as quais citarei mais adiante. Pela
manhã, as 8h30 iniciamos a testar a caixa de som, a primeira dificuldade era
compreender os “macetes” do instrumento, no qual a maneira que o cabo era
acoplado resultava em problemas sonoros na fala de fundo, seja da locução como
da música. Contudo, depois de contornado a situação, pontualmente as 10h, iniciamos
a programação.
Duas pontuações sobre a paisagem
escolar precisam ser ditas: I. no que tange ao visual, o ambiente ficou menos
disperso, sem correrias nos pátios, os(as) estudantes concentraram suas
atenções para o “novo” cenário que se desenhava no pátio escolar; isso se materializa
na iniciativa dos(as) estudantes em chegarem próxima as caixas e nos
questionarem sobre o que seria, se haveria toda a semana. Antes de encerrar o
intervalo, três minutos antes, encerramos nossa programação, o programa fora
sido transmitido integralmente; II. sobre o auditivo, a paisagem ficou com baixos
gritos nos corredores, o que não é de costume devido a correria, as conversas.
Na avaliação foram considerados
pontos positivos como interesse de participação na rádio por três alunas do
primeiro ano, excelente receptividade de todo o corpo da Unidade Escolar –
inclusive contando com sugestões no funcionamento da rádio, as quais foram
anotadas para serem futuramente implementadas. A participação das alunas, inclusive
na divulgação e locução da Rádio (como se propuseram), fará com que a Rádio
ganhe um novo contorno, tanto pela autonomia dos(as) estudantes em organizá-la
e sentir-se parte do projeto, tal como em utilizar uma linguagem semelhante ao
da comunidade escolar por estarem no dia à dia, se aproximando mais dos(as)
alunos(as) e tornando a Rádio cada vez mais atrativa.
Por
outro lado, pontos precisam ser ajustados como a potência do som – o que já
fora solucionado no mesmo dia no final do intervalo. Junto a Ricardo, testamos
acoplar duas caixas de som, uma principal e a auxiliar, sendo que a última não
funcionou durante o intervalo, mas após ajustes funcionou após a apresentação
da rádio, e será utilizado em programas futuros. Também a necessidade em criar
espaços dinâmicos, o som de fundo na edição ficou alto – mas não comprometeu a locução
em nenhuma hipótese –, e a projeção não funcionou pois o mesmo não reconheceu o
arquivo.
0 comentários:
Postar um comentário