segunda-feira, 6 de maio de 2019

Relato dos PIBIDIANOS (29 de abril a 03 de maio)

Yure Mota Nunes dos Santos


Na semana em específico podemos acompanhar a aula da turma do terceiro ano e da prosseguimento com o conteúdo programado. Começamos a discutir um pouco sobre o trabalho de produção de um cartaz com alguns temáticas que remetam a indústria de alguma maneira, temas do tipo: 
1- A mulher em meio a industria 
2 - A industria e as relações de trabalho 
3- A agroindústria 
4- Cartografia da industria 

entre outros temas, os alunos ficaram de pesquisar sobre o tema como atividade para casa. 

Matheus Sousa Ribeiro

          Diante de todas as adversidades das últimas semanas, tivemos um saldo positivo: a tão esperada estreia da Rádio PIBID-Geografia no Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires. Apesar do atraso, a avaliação, após o intervalo, entre o supervisor, eu e Ricardo foi positivo feito algumas ponderações, as quais citarei mais adiante. Pela manhã, as 8h30 iniciamos a testar a caixa de som, a primeira dificuldade era compreender os “macetes” do instrumento, no qual a maneira que o cabo era acoplado resultava em problemas sonoros na fala de fundo, seja da locução como da música. Contudo, depois de contornado a situação, pontualmente as 10h, iniciamos a programação.
            Duas pontuações sobre a paisagem escolar precisam ser ditas: I. no que tange ao visual, o ambiente ficou menos disperso, sem correrias nos pátios, os(as) estudantes concentraram suas atenções para o “novo” cenário que se desenhava no pátio escolar; isso se materializa na iniciativa dos(as) estudantes em chegarem próxima as caixas e nos questionarem sobre o que seria, se haveria toda a semana. Antes de encerrar o intervalo, três minutos antes, encerramos nossa programação, o programa fora sido transmitido integralmente; II. sobre o auditivo, a paisagem ficou com baixos gritos nos corredores, o que não é de costume devido a correria, as conversas.
            Na avaliação foram considerados pontos positivos como interesse de participação na rádio por três alunas do primeiro ano, excelente receptividade de todo o corpo da Unidade Escolar – inclusive contando com sugestões no funcionamento da rádio, as quais foram anotadas para serem futuramente implementadas. A participação das alunas, inclusive na divulgação e locução da Rádio (como se propuseram), fará com que a Rádio ganhe um novo contorno, tanto pela autonomia dos(as) estudantes em organizá-la e sentir-se parte do projeto, tal como em utilizar uma linguagem semelhante ao da comunidade escolar por estarem no dia à dia, se aproximando mais dos(as) alunos(as) e tornando a Rádio cada vez mais atrativa.
Por outro lado, pontos precisam ser ajustados como a potência do som – o que já fora solucionado no mesmo dia no final do intervalo. Junto a Ricardo, testamos acoplar duas caixas de som, uma principal e a auxiliar, sendo que a última não funcionou durante o intervalo, mas após ajustes funcionou após a apresentação da rádio, e será utilizado em programas futuros. Também a necessidade em criar espaços dinâmicos, o som de fundo na edição ficou alto – mas não comprometeu a locução em nenhuma hipótese –, e a projeção não funcionou pois o mesmo não reconheceu o arquivo.



0 comentários:

Postar um comentário